Federação Alagoana de Futebol diploma 22 novos árbitros do curso de formação

Foto: Assessoria/FAF

Vinte e dois novos árbitros foram diplomados pela Federação Alagoana de Futebol em solenidade realizada na noite do último sábado (13), no auditório do campus IV do Centro Universitário Cesmac. O evento reuniu autoridades, familiares e amigos dos novos formandos. Receberam certificados 19 árbitros e três árbitras que finalizaram o curso de formação em arbitragem iniciado em 2018 em parceria entre FAF e Cesmac.

A solenidade de diplomação contou com a presença do presidente da FAF, Felipe Feijó. Os novos árbitros do quadro da Federação Alagoana terão até o dia 02 de agosto para entregar documentação na Comissão de Arbitragem. Em seguida, os profissionais passarão por uma nova avaliação física, e os que obtiverem aprovação estarão aptos a iniciar a carreira de árbitro da FAF nas competições de base.

No discurso para os novos árbitros diplomados, Felipe Feijó destacou a responsabilidade que cada profissional deve possuir a partir de agora. “Cada aluno formado passa a ter um compromisso, que é legitimar o resultado dentro de campo tendo a consciência de que fez o seu melhor. Os erros sempre acontecem, mas vocês (árbitros) devem trabalhar o máximo para minimizá-los. O árbitro não é o ator principal de uma partida. Mas ele deve sempre se comportar como grande autoridade em campo cumprindo a regra do jogo”, disse Feijó.

O presidente da FAF também ressaltou a parceria com o Cesmac. Para ele, a união entre a Federação e uma instituição de grande porte em Alagoas elevou o nível do curso dando a possibilidade de novas metodologias científicas ajudar ainda mais na formação dos novos árbitros alagoanos.

Cláudia Petuba, secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) esteve presente na solenidade. Eleita a madrinha da turma do curso, ela ficou honrada em receber a homenagem. Claudia destacou a presença das novas três árbitras mulheres formadas no curso e passou uma mensagem de apoio para a turma. “O universo feminino da arbitragem vem crescendo nos últimos anos. A primeira vitória de vocês (formandos) não começou na conclusão do curso, mas iniciou no dia em que todos vocês (alunos) decidiram se inscrever para participar do curso. Isso mostra que cada um pretende trilhar um caminho vitorioso representando a arbitragem alagoana”, ressaltou Petuba.

Já o presidente da Comissão de Arbitragem da FAF, Charles Hebert, enalteceu o compromisso dos novos árbitros durante o período do curso de formação. “Empenho e seriedade não faltaram em nenhum momento a cada um de vocês. A Comissão da FAF estará sempre orientando a todos para seguir o melhor caminho na vida de cada um. A arbitragem de Alagoana ganha 22 novos profissionais que estão se lapidando e ficarão à disposição em breve para servir o futebol”.

Representante do Cesmac, o professor Vitor Fabiano, coordenador do curso de Educação Física da instituição destacou a importância da parceria com a Federação Alagoana para o fortalecimento do ensino no curso. “Foi uma grande experiência para nós, do Cesmac. Demos o nosso melhor para cada aluno pudesse receber o conhecimento de forma didática. O esporte é complexo e o árbitro precisa entender esse mundo das regras. A trajetória da turma foi bacana e temos a certeza que grandes árbitros surgirão dessa parceria entre FAF e Cesmac”, acrescentou Vitor Fabiano.

A solenidade de diplomação contou também com as presenças dos ex-árbitros da FAF, Silvio Acioly, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Alagoas; e Flávio Feijó, presidente da Cooperativa Educacional de Maceió.

 

 

 

 

 

 

Top Esporte com assessoria