Emerson Fittipaldi arrancou para o título de 1972 com vitória marcante em Brands Hatch

Emerson Fittipaldi arrancou para o título de 1972 com vitória marcante em Brands Hatch
Foto: Getty Images

Uma das vitórias mais importantes da carreira de Emerson Fittipaldi foi alcançada num dia 15 de julho como hoje: em 1972, o brasileiro venceu em Brands Hatch, na Inglaterra, e abriu uma vantagem fundamental sobre seus adversários na arrancada rumo ao primeiro título mundial dele e do Brasil na Fórmula 1.

Com cinco pódios nas seis primeiras corridas do ano, o brasileiro da Lotus já liderava a tabela, mas a vitória de Jackie Stewart na França, após ficar uma corrida fora devido a uma úlcera, gerou dúvidas: será que o escocês e a Tyrrell teriam forças para virar o jogo? Pois o triunfo num confronto direto com Stewart deixou claro que Emerson estava pronto para o título.

Nos treinos classificatórios foi a Ferrari que deu as cartas com Jacky Ickx conquistando a pole position com 0s4 de vantagem para Emerson, o segundo no grid. Stewart ficou em quarto, atrás de Peter Revson (McLaren). No entanto, a expectativa era a de que o escocês partisse para cima de Ickx e Emerson.

Na largada, Stewart caiu para quinto, enquanto o belga e o brasileiro mantiveram os dois primeiros lugares, seguidos por Jean-Pierre Beltoise (BRM) e Revson. Mas o então bicampeão mundial subiu de quinto para terceiro e começou a encostar em Fittipaldi.

Fonte: Globoesporte