Árbitros alagoanos são aprovados na avaliação mantenedora da CBF

Os árbitros e assistentes alagoanos do quadro nacional de arbitragem foram aprovados na avaliação física mantenedora da CBF realizada no último sábado (29) na nova pista de atletismo da UFAL. Submetidos a testes de velocidade em condições climáticas nada favoráveis por conta da chuva, os profissionais tiveram bom desempenho e vão prosseguir atuando normalmente nas principais competições nacionais. A avaliação foi aplicada pelo professor Jolmerson de Carvalho, instrutor da Federação Catarinense de Futebol.

O índice de aprovação na avaliação foi de 90%. Foram aprovados os árbitros Denis Ribeiro Serafim, Hélder Brasileiro de Aquino, José Reinaldo Figueiredo, José Ricardo Laranjeira, Francisco Carlos do Nascimento e Jonata de Souza Gouveia. O árbitro Rafael Carlos Salgueiro já havia sido submetido e aprovado na avaliação mantenedora realizada em Aracaju (SE) no dia 26 de junho.

Os assistentes aprovados foram: Áldrin Freire, Ana Paula dos Santos, Brígida Cirilo, Cláudio Camilo, Esdras Mariano, Francisco Raimundo, Wágner José da Silva, Maxwell Rocha da Silva, Ruan Luís de Barros, Rondinelle Tavares e Lennon Mccartney Farias. Apenas as assistentes Fernanda Félix e Maria de Fátima Trindade não conseguiram a aprovação na avaliação do último sábado e serão submetidas a um novo teste na próxima temporada.

Para a realização da atividade mantenedora da CBF aqui em Alagoas, a Federação Alagoana de Futebol, por meio da Comissão de Arbitragem disponibilizou todo o suporte para o teste com ambulância, médicos e enfermeiros. Antes da avaliação na pista de atletismo, os árbitros e assistentes assistiram a uma palestra no auditório anexo ao Estádio da UFAL sobre condicionamento físico ministrada pelo mestre em Educação Física, Igor Spineli.

Aprovado na avaliação, o árbitro José Ricardo Laranjeira falou sobre as dificuldades da prova. “Apesar de já estarmos habituado com a realização da avaliação, a cada ano os testes são mais difíceis e exigentes. A dificuldade maior, sem dúvida, foi a chuva, que exige mais cuidados para não sofrermos lesões”.

Laranjeira também fez questão de elogiar o trabalho do preparador físico Luigi Alpino, que é responsável pela preparação e acompanhamento dos profissionais durante as avaliações tanto da FAF quanto da CBF.

O presidente da Comissão de Arbitragem da FAF, Charles Hebert, ficou satisfeito com o resultado da avaliação mantenedora. “Isso mostra que o árbitros e assistentes de Alagoas possuem grande responsabilidade com os cuidados físicos. Eles demonstraram que continuam firme para a sequência da temporada. O teste foi algo inédito em nosso Estado. A excelente parceria entre FAF e UFAL pôde proporcionar uma estrutura que nunca tínhamos visto em Alagoas”.

A avaliação mantenedora também teve o acompanhamento do presidente do Sindicato dos Árbitros de Alagoas, Silvio Acioli; da secretária-geral da CA-FAF, Lydia Pollyana; da professora doutora do Instituto de Educação Física da UFAL, Leonéa Santiago; e da vice-diretora do Instituto, professora doutora Socorro Meneses.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria