Álvaro Filho e Saymon
Álvaro Filho e Saymon (Foto: Reprodução)

A dupla Álvaro Filho e Saymon estrearam na etapa do Circuito Mundial do Qatar com uma derrota e uma vitória nesta quarta-feira, na cidade de Doha. Únicos representantes do Brasil no torneio, a dupla terminou em terceiro na chave F e vão disputar a repescagem em busca da vaga nas oitavas de final, nesta quinta-feira.

Atuais campeões brasileiros, Álvaro e Saymon estrearam com derrota, contra os canadenses Sam Pedlow e Schachter, por 2 sets a 1 (21/12, 18/21 e 16/14). A vitória por 2 sets 1 (21/9, 27/29 e 16/14), contra os catarianos Julio e Jefferson, valeu o terceiro lugar e a sobrevivência na competição.

Na repescagem, a dupla brasileira encara os mexicanos, Virgen e Ontiveros, campeões pan-americanos de 2016. Álvaro e Saymon já enfrentaram os mexicanos em uma ocasião, na etapa da Holanda do Circuito Mundial de 2017, vitória brasileira por 2 sets a 1.

Em caso de vitória na repescagem, os adversários serão os norte-americanos Gibb e Crabb, pelas oitavas de final, também nesta quinta-feira. A etapa do Qatar rende aos campeões, além de 800 pontos no ranking, um prêmio de 20 mil dólares.

Nas três etapas anteriores realizadas no Qatar, três campeões diferentes. Os alemães Tim Holler/Jonas Schroder venceram em 2014. No ano seguinte, mais uma vitória alemã, agora com a dupla formada por Markus Bockermann/Lars Fluggen. Em 2016, foi a vez dos italianos Adrian Carambula/Alex Ranghieri.

O Brasil já soma um ouro e duas pratas no Circuito Mundial de 2018. O ouro e a prata vieram com as duplas Fernanda/Bárbara Seixas e Taiana/Carol Horta, respectivamente. As duplas se enfrentaram na final do Major Series, em Fort Lauderdale. A outra prata veio em janeiro, na etapa da Holanda, com a dupla Maria Elisa/Carolina Solberg.